Numa altura em que cada vez mais se
reclama pelo estatuto de “empregado”,
(aquele estatuto que se equipara hoje ao
de Senhor Feudal na antiguidade) é bastante comum as pessoas que, em desespero
de causa, propagam anúncios pela internet com a intenção legítima de publicitar
os seus serviços, o seu currículo, dizerem ao mundo aquilo que sabem fazer na
esperança de conseguirem finalmente aceder ao mercado de trabalho.
Esta é uma luta diária para muitas
pessoas, que sendo válidas para o trabalho esforçam-se pelo seu direito a um
lugar ao sol.
Contudo, espalhar por aí a torto e a
direito, contar aos quatro cantos da internet que se quer, pode e sabe trabalhar
nem sempre é tarefa fácil, sendo muitas vezes se cometem erros que não só não
apresentam resultados como não chegam ao público-alvo em tempo útil.
Um grande erro cometido por muitas
pessoas que oferecem serviços na internet, através da publicação de anúncios em
sites de classificados (grátis ou não) é a repetição do texto.
Existem inúmeros anunciantes que se
limitam a fazer paste do seu anúncio vezes sem conta, em sites diferentes ou
até mesmo no mesmo site. Várias vezes me deparo com o mesmo anúncio, que
simplesmente foi colado em outro anúncio no mesmo site e na mesma categoria. A
intenção é sem dúvida alguma a de obter mais visibilidade, ser mais visto do
que os outros, manter o anúncio no topo da lista.
Pode até ser mais visto pelos visitantes
dessa página, porém se o site tiver algum controlo arrisca-se a ser banido e a
ver todos os seus anúncios apagados.
Ainda assim, mesmo que não seja banido e
que o site não tenha uma moderação activa, os seus resultados nos motores de
pesquisa também não serão certamente melhores por espalhar o mesmo texto “por
todo o lado”.
O Google detesta textos repetidos e não
são raros os casos, em que as páginas simplesmente deixam de aparecer no maior
motor de pesquisa do mundo.
Da mesma forma, um potencial empregador
poderá eventualmente cruzar-se com dezenas de anúncios seus exactamente iguais.
Ora isto passará a imagem da pessoa que não se esforça muito, segue sempre pelo
caminho que lhe parece mais fácil ainda que de forma apenas ilusória. Isto
poderá diminui-lo em relação a outros.
Por certo não é isso que o vai ajudar a
encontrar trabalho, concorda?
Seja criativo, tente não se repetir. Faça
com que o título do seu anúncio não seja sinónimo de “anúncio non-grato”, uma
página a não abrir, não seja maçador nem chato, não faça spam, cumpra com os
requisitos de SEO (Search Engine Optimization), agrade ao Google e o Google
ser-lhe-á grato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário