domingo, 28 de setembro de 2008

Avanço na cura do cancro do pulmão


Um grupo de investigadores japoneses descobriu o mecanismo que leva um tumor primário a gerar metástases no pulmão. Os cientistas acreditam que a descoberta pode contribuir para o desenvolvimento de medicamentos que impeçam a expansão da doença.

De acordo com um estudo publicado na revista científica britânica ‘Nature Cell Biology’, o tumor primário prepara o pulmão para a sua invasão através de substâncias inflamatórias (quemoquinas) que invadem o tecido pulmonar e conduzem a migração das células doentes para esse órgão, onde se agrupam em metástases.

A equipa descobriu ainda que os tumores primários fazem com que as células do pulmão produzam um factor químico adicional, o serum amilóide A3 (SAA3), o que acelera o recrutamento de células tumoriais primárias ao activar os genes implicados na inflamação e ao instalar a produção de quemoquinas.

Ao bloquear o composto químico e os seus receptores em ratinhos de laboratório, os investigadores conseguiram reduzir “significativamente” as metástases do pulmão.

Os cientistas, da Tokio Women’s Medical University School of Medicine, acreditam ainda que estas descobertas podem abrir pistas para perceber como é que as células cancerígenas podem estabelecer novos tumores em lugares distantes do tumor inicial.

in Correio da Manhã

Nenhum comentário: