quarta-feira, 25 de julho de 2012

Procurar Emprego na Internet

dicas de procurar emprego, trabalho, serviços


Numa altura em que cada vez mais se reclama pelo estatuto de “empregado”,

(aquele estatuto que se equipara hoje ao de Senhor Feudal na antiguidade) é bastante comum as pessoas que, em desespero de causa, propagam anúncios pela internet com a intenção legítima de publicitar os seus serviços, o seu currículo, dizerem ao mundo aquilo que sabem fazer na esperança de conseguirem finalmente aceder ao mercado de trabalho.


Esta é uma luta diária para muitas pessoas, que sendo válidas para o trabalho esforçam-se pelo seu direito a um lugar ao sol.


Contudo, espalhar por aí a torto e a direito, contar aos quatro cantos da internet que se quer, pode e sabe trabalhar nem sempre é tarefa fácil, sendo muitas vezes se cometem erros que não só não apresentam resultados como não chegam ao público-alvo em tempo útil.


Um grande erro cometido por muitas pessoas que oferecem serviços na internet, através da publicação de anúncios em sites de classificados (grátis ou não) é a repetição do texto.


Existem inúmeros anunciantes que se limitam a fazer paste do seu anúncio vezes sem conta, em sites diferentes ou até mesmo no mesmo site. Várias vezes me deparo com o mesmo anúncio, que simplesmente foi colado em outro anúncio no mesmo site e na mesma categoria. A intenção é sem dúvida alguma a de obter mais visibilidade, ser mais visto do que os outros, manter o anúncio no topo da lista.


Pode até ser mais visto pelos visitantes dessa página, porém se o site tiver algum controlo arrisca-se a ser banido e a ver todos os seus anúncios apagados.


Ainda assim, mesmo que não seja banido e que o site não tenha uma moderação activa, os seus resultados nos motores de pesquisa também não serão certamente melhores por espalhar o mesmo texto “por todo o lado”.


O Google detesta textos repetidos e não são raros os casos, em que as páginas simplesmente deixam de aparecer no maior motor de pesquisa do mundo.


Da mesma forma, um potencial empregador poderá eventualmente cruzar-se com dezenas de anúncios seus exactamente iguais. Ora isto passará a imagem da pessoa que não se esforça muito, segue sempre pelo caminho que lhe parece mais fácil ainda que de forma apenas ilusória. Isto poderá diminui-lo em relação a outros.


Por certo não é isso que o vai ajudar a encontrar trabalho, concorda?

Seja criativo, tente não se repetir. Faça com que o título do seu anúncio não seja sinónimo de “anúncio non-grato”, uma página a não abrir, não seja maçador nem chato, não faça spam, cumpra com os requisitos de SEO (Search Engine Optimization), agrade ao Google e o Google ser-lhe-á grato.

Nenhum comentário: