terça-feira, 15 de maio de 2012

Novas Oportunidades (do governo estar calado)


Agora são os centros de novas oportunidades que estão no corredor da morte. A título de exemplo, que acontecerá agora aos processos RVCC para reconhecimento de competências adquiridas ao longo dos anos de trabalho dos indivíduos? Sumirão?

Se olharmos em volta, a maioria dos técnicos que temos neste país que adquiriram alguma graduação para exercer uma profissão, com fundo legal, com formação académica (embora de grau não superior) e capacidade intrínseca para a exercer de forma o mais competente possível, são-no hoje graças aos centros de novas oportunidades.
São estes os organismos capacitados para aferir capacidades e conhecimentos aos quadros técnicos e intermédios das empresas.

Como vai ser daqui em diante? Quem é que vai dizer a um electricista com 30 anos de profissão que este não tem forma de comprovar as suas capacidades e competências técnicas?

Quem é que vai duvidar de um pseudo-canalizador que se diz profissional experimentado mas que afinal só mudou umas torneiras lá em casa?

Permanecem então os centros de formação profissional do IEFP, com cada vez menos cursos e saídas profissionais, aqueles mesmos em que o formador dá uns exercícios para fazer e vai tomar café, a ler o jornal ou a descarnar fios de cobre das sobras do material didáctico (sim isto eu já vi) garantindo continuidade à sua própria economia paralela.

Por fim restam os centros de formação privados que até são subsidiados pelo estado (por enquanto) mas que ainda assim cobram quantias avultadas aos formandos. Facto que torna um "chumbo" algo constrangedor, por isso é raro um qualquer indivíduo que frequente o curso até ao fim ser reprovado. De qualquer das formas estamos a falar principalmente de desempregados, pessoas que na maior parte dos casos não têm um rendimento mensal fixo e por isso têm também muita dificuldade em frequentar um centro privado.

Então o que pretende este governo? Pretende apenas não gastar dinheiro, amealhar.

 Não se complique as coisas, não se camufle a verdade, o governo de Passos Coelho quer apenas recuperar em dois ou três anos o dinheiro que foi desviado, mal gasto, esbanjado ao longo de várias e várias (eu diria todas as quase noventa) décadas.

Mas isso é tão eficiente quanto uma dieta louca.

É como querer perder 50 kgs, acumulados no abdómen ao longo de anos de excessos, no espaço de um mês ou dois. A ser possível, não será nem saudável nem sustentável no longo prazo pois a mente lida pior com a mudança do que o corpo, leva mais tempo a digerir a sua nova condição.

 Precisa de ser reeducada, isso leva o seu tempo.

Continuando a pensar Gordo, em breve os 50kgs estarão de volta.

Assim será esta dieta louca de Coelho e deste estado que pensa Gordo. Depois da mania das magrezas repentina, voltará inevitavelmente o excesso de vaidade, que nos trará os excessos, que nos levarão de volta à gordura. Andaremos assim em círculos sabe-se lá até quando.

Numa coisa o nosso Primeiro Ministro tem toda  a razão: Temos mesmo de deixar de ser piegas!

Se para iniciarmos a nossa formação profissional, temos que ter dinheiro,
Se temos que pagar por uma consulta no centro de saúde,
Se temos que ter milhares de euros para abrir um negócio,

deixe-mo-nos de lamurias!  Afinal podemos sempre recorrer ao tráfico de droga, extorsões, assaltar velhinhas à porta dos CTT, roubar carros, explodir caixas ATM, roubar fios de cobre por aí.

Os/As mais corajosos/as podem ainda optar pela prostituição.

A "Arte do Safanço" é tão "à margem" como o encarecimento de um "sistema de saúde tendencialmente gratuito", como os negócios obscuros que circundam o direito à escolha de uma profissão, como o impedimento do acesso à educação.


Não seja piegas! Desenrasque-se!

Nenhum comentário: