sábado, 17 de novembro de 2007

Catalina, Joaquina e Gente Fina que é outra coisa..

Denúncias de Catalina foram «despropositadas»

Entrevistada esta noite na RTP1, Joaquina Madeira já admite que haja abusos sexuais na instituição que dirige. Ainda assim, criticou o momento escolhido por Catalina Pestana para denunciar os novos abusos
in Jornal Sol


Existe uma altura mais ou menos apropriada para denunciar casos de abusos sexuais de menores?

Dizer que a altura é pouco propícia a denúncias é o mesmo que dizer, a nú e a crú: "olha meu querido, temo dizer-te que terás de continuar a fazer sexo com velhos em troca de rebuçados e sapatos de ténis pois não vamos agora "levantar essa lebre"... e eu tenho uma carreira a defender."

O mesmo jornal cita em 10 de Outubro, as seguintes palavras de Catalina Pestana

«Não tenho dúvida nenhuma de que ainda existem abusadores internos na Casa Pia. E tenho fortes suspeitas de que redes externas continuam a usar miúdos da Casa Pia para abusos sexuais»

Outras foram proferidas pela actual provedora Joaquina Madeira, na mesma edição:

«Garanto que não tenho indícios de que existam abusos sexuais nesta casa».

Na edição de 15 de Novembro, Joaquina Madeira diz o seguinte:

«Há suspeitas. Não podemos falar em provas»

«Sempre que houver indícios, por mínimos que sejam, há que actuar imediatamente. Foi o que fizemos»

Existem contradições notórias nas palavras de Joaquina Madeira.

Então ela diz que há suspeitas, no entanto não há indícios. Podem existir suspeitas sem indícios? Fumo sem fogo?

Catalina Pestana antes de se dirigir à comunicação social, dirigiu-se aos orgãos institucionais competentes. De seguida comentou (e muito bem) sobre o assunto em entrevista ao jornal Sol. A opinião pública é uma arma muito forte, talvez a mais poderosa de todas e deve sem dúvida alguma ser utilizada para fins tão nobres como a completa extinção desses predadores sexuais que infestam uma instituição que no seu início se quis benévola para as crianças portuguesas vítimas de exclusão, pobreza, carências graves. A Casa Pia é uma instituição de todos nós e para todos nós. Ninguém sabe como estará amanhã, talvez alguns de nós infelizmente regridam para um nível de vida abaixo do limiar da pobreza, podendo não ter nada e com filhos por criar.

A Casa Pia pertence-nos. Temos o direito de opinar sobre o que se passa e de saber o que acontece lá. Se continuam os abusos, pois que se denúncie, que os abusadores sejam esmagados pela opinião pública já que a justiça tarda... ainda que não falhe.

Face a isto, face aos abusos continuados que não cessam, face a quem sofre com isso: Que se lixe o sentido de oportunidade da Dra. Joaquina Madeira.



Nenhum comentário: